Nosso objetivo.


O objetivo deste Blog é divulgarmos o trabalho que está sendo construído pela equipe gestora, pelos funcionários, professores e principalmente pelo ALUNO, principal sujeito desta história.

Desde que nós passamos a ter certeza do valor que a leitura e o estudo representam para os mais diversos sujeitos receptores, investir na qualidade da formação de leitores é apenas uma consequência.

Nós, a cada dia mais, temos que ter em nossas mãos, a responsabilidade pela nossa formação continuada, com um objetivo claro: "Melhoria da qualidade de ensino". E enquanto profissionais que somos reverter este quadro do descaso político, com a educação do nosso país.

As grandes mudanças, as revoluções, tem que acontecer na base, para que se efetivem e mudem drasticamente essa realidade que se abate sobre a educação em nosso país.

Cada Professor é um pilar, nesta reconstrução urgente da Educação!

A participação dos pais e de toda a comunidade é de grande importância.

sábado, 15 de setembro de 2012

A aprendizagem significativa é um direito da criança.

Estamos em grupo, semanalmente discutindo e socializando nossas práticas pedagógicas, que respeitam a faixa etária da criança. A matemática pode ser divertida e interessante, com a ajuda das crianças, descobrimos novas ferramentas que dão significados à conceitos importantes do currículo.


A Matemática nas nossas vidas.

Nossa escola desenvolve metodologias diferenciadas para atender a criança na fase de desenvolvimento em que ela está, "o direito de viver sua infância", quando pensamos os conteúdos, já planejamos boas estratégias que sempre incluem o lúdico.


Estatuto da criança e do adolesscente:
Capítulo IV
Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O principal sujeito desta história.


     Resgatar o espaço, o poder e a funcionalidade da função social da escola, passa pelo acesso de todos às políticas públicas essenciais, pela adequação da pedagogia utilizada, pela reflexão crítica e fundamentada sobre a prática, pela presença da família nos discursos escolares, enfim, pelo bom uso da consciência política de cada um dos atores deste processo complexo e essencial.
"Não medimos esforços e empreendemos nossa caminhada, refletindo e estudando sempre, pensando na melhoria da qualidade de ensino, nas relações sociais que se dão neste processo, exercendo nossa cidadania de forma plena e consciente e principalmente ensinando nossos alunos a se constituírem sujeitos deste processo, e viverem como autores da construção da história".

Nossas crianças em alguns de seus momentos mais felizes dentro da escola: